Destaques da comunidade virtual: Lions Clube de Wokingham

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Fonte: https://www.lionsclubs.org/en/blog/

ossos destaques da comunidade virtual reconhecem os Leões que estão usando ferramentas digitais para se conectar e servir. Lion Ian Grange é o líder de mídia social do seu Lions clube em Wokingham, Reino Unido, há três anos. Ele respondeu algumas perguntas sobre como o clube usa ferramentas digitais para arrecadar dinheiro para a comunidade.

P. Quais ferramentas digitais você usa para conectar seu clube e / ou sua comunidade? Como você os usa? (Isso pode variar de ferramentas de teleconferência a mídias sociais e aplicativos de mensagens.)

R. Como todos os nossos eventos de captação de recursos foram interrompidos pelo surto de coronavírus, procuramos preencher essa lacuna, além de desejarmos arrecadar fundos e conscientizar grupos locais que apóiam aqueles afetados pelo coronavírus em nossa comunidade.

Realizamos testes uma ou duas vezes por ano para arrecadar fundos, então surgiu a ideia de realizar testes virtuais uma vez por semana usando o Facebook Live Video. Qualquer pessoa pode participar do teste gratuitamente, mas pedimos doações no final. O primeiro questionário arrecadou mais de 330 libras (cerca de US $ 410), com mais de 200 equipes participando e mais de 1.400 pessoas assistindo ao vídeo até agora. Você pode vê-lo aqui . Embora visem residentes locais, os participantes vieram de Cingapura e Escócia.    

Aqui está como fizemos:

Criamos um evento no Facebook (veja o exemplo aqui) com todos os detalhes do evento.

Em seguida, publicamos uma breve descrição do evento, juntamente com o URL do evento, em todos os grupos da comunidade local do Facebook que poderíamos encontrar, além, é claro, na página de Facebook do nosso próprio clube. É mais importante incluir o URL do evento que incentiva as pessoas a dizerem se estão “Indo” ou “Interessadas” no evento quando veem a postagem. O Facebook lembrará qualquer pessoa que responder quando a data do teste chegar. Você também pode postar lembretes no evento, incentivando as pessoas a desafiar seus amigos, vizinhos, familiares etc. para participar, compartilhando o evento.

Postagem no Facebook

Também compartilhamos o URL do evento em nossas contas do Twitter e Instagram.

A criação das perguntas para o teste tornou-se uma atividade do clube. Todos os nossos membros foram convidados a contribuir com rodadas de perguntas que podem ser usadas. Observe que as imagens podem ser usadas, mas qualquer música com direitos autorais pode não ser compartilhada via Facebook Live Video devido a restrições de direitos autorais; portanto, as rodadas de “nome da música” saem, a menos que você peça aos participantes que adivinhem a música com base nas letras faladas.

O Facebook Live Video é então usado para transmitir o questionário na hora marcada. Para usar o Facebook Live Video, você precisará de uma conexão forte à Internet e de um dispositivo com câmera e microfone decente. Um laptop provavelmente dará melhores resultados do que um telefone ou tablet.

Para aprimorar nosso vídeo, usamos o software gratuito chamado OBS Studio (disponível gratuitamente aqui ). Isso nos permitiu misturar áudio, vídeo e fotos em uma produção com aparência mais profissional, que é enviada ao fluxo de vídeo ao vivo do Facebook. No entanto, requer algumas habilidades de TI para gerenciar, então você pode simplesmente usar a câmera e o microfone, se preferir. Os gráficos do questionário foram criados no Microsoft PowerPoint e importados como imagens para o OBS Studio.

Após o teste, pediríamos às pessoas que fizessem doações. Nós nos inscrevemos no Facebook para nos permitir receber doações por meio de nossa página no Facebook, mas eles ainda não o configuraram. Enquanto isso, podemos receber doações via PayPal.

P: Quais benefícios específicos você viu ao usar essas ferramentas digitais? Quais benefícios você teve ao hospedar reuniões virtuais?

A: Nós levantamos fundos.
Como parte da introdução ao questionário, falamos brevemente sobre quem são os Leões e o que fazemos, e mencionamos que estamos sempre procurando por membros.

Durante o questionário, recebemos pedidos dos participantes para “gritos” – pessoas que querem dizer olá a amigos e familiares ou a pessoas que os ajudaram durante a crise. Isso realmente dá ao questionário uma sensação da comunidade e ajuda a preencher as lacunas entre as rodadas. Acreditamos que estamos ajudando nossa comunidade a se unir a isso.

Após o questionário, o Facebook começará a solicitar que você convide pessoas que gostaram ou comentaram no questionário em vídeo ou em suas postagens. Use isso como uma oportunidade para aumentar o número de curtidas na sua página do Facebook. Adicionamos mais de 110 seguidores apenas no primeiro teste.

Em seguida, postamos no último evento para informar as pessoas sobre o próximo evento e repetimos as postagens nos grupos locais. Também dizemos para onde foi o dinheiro arrecadado porque acreditamos que é importante que os participantes vejam imediatamente como eles ajudaram nossa comunidade durante esta crise. Decidimos para onde doar o dinheiro rapidamente.

P: Como você começou a usar essas ferramentas? Como você treina outros membros?

R: Juntamente com a Central de Ajuda do Facebook, existem vários vídeos do YouTube que mostram o uso do Facebook Live Video e do software OBS Studio. Nota: OBS não é a única ferramenta. Existem outros, como ManyCam e LiveStream, no entanto, eles podem cobrar.

Embora nem todos os membros tenham participado do lado técnico da execução do questionário, outros foram capazes de apoiá-lo escrevendo perguntas, compartilhando-o em suas mídias sociais pessoais e criando comunicados de imprensa para divulgá-lo.

P: Como você tem usado ferramentas digitais para continuar a se reunir e servir durante a pandemia do COVID-19?

R: Agora estamos investigando o uso do YouTube Live como um meio alternativo de transmissão para usuários que não usam o Facebook.

P: Quais são as três dicas mais úteis para começar que você gostaria de compartilhar com os Leões e Leos?

  1. Toda publicidade deve ser voltada para o compartilhamento do URL do evento. É a maneira mais fácil de convencer as pessoas do evento.
  2. Pratique usando a transmissão do Facebook Video Live antes de ir ao vivo. Você pode executar fluxos de teste que só podem ser vistos pelos administradores em sua página.
  3. Não basta vê-lo como um evento de captação de recursos – é uma oportunidade de reunir sua comunidade!

Jacqui MacKenzie é gerente de mídia social e comunidade do Lions Clubs International.

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